Tipos de conteúdo para uma estratégia de Marketing Digital
O Marketing Digital é uma modalidade capaz de atrair, reter e fidelizar clientes por meio da internet. Para isso, o profissional responsável utiliza estratégias que são fácil e deliberadamente aplicadas no ambiente digital.
Entre essas estratégias está o conteúdo, que são os infoprodutos que podem ser consumidos de maneira virtual, seja por meio de imagens, textos, áudios ou vídeos.
A distribuição do conteúdo, por sua vez, conta com diferentes tipos de canais, entre eles: site institucional, redes sociais, blog, e-mail, publicidade online, aplicativos de mensagem instantânea, etc.
O canal de distribuição mais adequado precisa ser avaliado de acordo com o público-alvo de interesse. Um jovem vestibulando, por exemplo, pode acessar as redes sociais com maior frequência; já o vice-presidente de uma multinacional talvez prefira receber o seu conteúdo diretamente em seu e-mail.
Após analisar qual é o público de interesse e qual canal de distribuição é o mais indicado, é importante criar um calendário de conteúdo. É importante definir dias e horários para publicar ou disponibilizar o material, além de manter frequência nas publicações. Nesse momento vale a máxima: “quem não é visto, não é lembrado”.
Mas afinal, que tipo de conteúdo produzir?
No Marketing Digital, o conteúdo pode engajar a marca diante dos internautas, uma vez que ele informa, educa e soluciona problemas dos seguidores. Uma vez encantando pela marca, é muito mais fácil esse seguidor se transformar em um consumidor.
É importante lembrar que o conteúdo no Marketing Digital não necessariamente vende produtos ou serviços, mas aumenta a reputação para, como dito anteriormente, atrair, reter e fidelizar os clientes – que passam a ser verdadeiros promotores da marca.
Atualmente existem diferentes tipos de conteúdo que podem ser compartilhados com os internautas.
Cinco tipos de conteúdo para uma estratégia de Marketing Digital
Lives
Com a repercussão da pandemia provocada pelo coronavírus em 2020, as lives se tornaram um tipo de conteúdo muito recorrente na internet. Uma live nada mais é do que uma transmissão ao vivo de algum tipo de evento, como um show ou uma palestra.
Na estratégia de Marketing Digital, as empresas podem transmitir uma live no perfil do Instagram e Facebook ou também no canal no YouTube. O tema da live precisa ter relação com o seu segmento e ser divulgada antecipadamente para os seguidores.
E-books
Um e-book é uma espécie de livro, só que no formato digital. Ele pode ser compartilhado com os internautas mediante um breve cadastro – sendo assim uma excelente forma de criar uma lista de contatos.
Um profissional especialista no seu segmento ou um redator de conteúdo web são os responsáveis por redigir o e-book. Já o profissional de Marketing Digital é aquele quem vai planejar o lançamento e distribuição do infoproduto.
Podcast
O podcast é um conteúdo no formato de áudio que no ano de 2019 ganhou muitos adeptos. Hoje podemos encontrar muitas pessoas criando e também consumindo podcasts. Ele é uma espécie de programa de rádio veiculado na internet e que pode ser acessado em diferentes plataformas digitais, em qualquer dia ou horário.
Sua empresa pode criar um podcast e veicular em seu site institucional, por exemplo. Os temas podem ser relacionados ao nicho de atuação: tecnologia, saúde, finanças etc. Eles precisam ter um apresentador, que pode ser algum funcionário da companhia, e pode receber também convidados especiais.
Blog Post
Os blog posts são artigos publicados no blog de conteúdo de uma empresa. Eles podem abordar assuntos de interesse do público-alvo como dicas, tutoriais e informação. O propósito dos blog posts é gerar valor tanto para a marca quanto para os internautas.
Newsletter
A newsletter é uma seleção de textos, notícias e links encaminhada para o e-mail das pessoas cadastradas. Com uma newsletter é possível, por exemplo, compartilhar uma curadoria com os principais conteúdos da empresa publicados em um determinado período.